top of page

Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

OCCO202209210185 4.jpg
A Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO), fundada em 1999, é uma formação apoiada pelas Câmaras Municipais de Cascais e de Oeiras e pela Direção Geral das Artes. 

Considerada, uma das melhores formações deste género em Portugal, a OCCO é atualmente um elemento fundamental da vida cultural dos Concelhos de Oeiras e de Cascais. A uma temporada intensa dividida entre concertos sinfónicos, recitais de música de câmara e animações juntam-se atuações em quase todas as regiões de Portugal e várias apresentações no estrangeiro.

Em 2008, a OCCO criou o primeiro Conservatório Oficial de Música no Concelho de Cascais. A partir de 2014, iniciou a realização de Encontros Internacionais para jovens instrumentistas com o objetivo de aumentar a sua presença a nível internacional.

A OCCO tem protocolos de colaboração com dois dos mais destacados concursos nacionais: Prémio Jovens Músicos RDP e Concurso de Interpretação do Estoril.

No seu repertório a OCCO dá particular ênfase à divulgação dos trabalhos dos compositores nacionais e obras de compositores estrangeiros em estreias absolutas em Portugal.

A OCCO atuou em todos os festivais nacionais. A nível internacional destacam-se a sua apresentação durante Assembleia Geral dos Festivais Europeus, no Estoril, nos Festivais na Bulgária, Espanha, Itália e, recentemente, na Alemanha na famosa sala Tonhalle de Düsseldorf.

Entre muitos solistas e maestros que atuaram com a OCCO destacamos Lídia Mordkovitch, Alberto Lysy, Paul Badura-Skoda, Sequeira Costa, Stoika Milanova, Darco Brlek, Pedro Leon, Márcio Carneiro, Plamena Mangova e maestros Ricardo Averbach (EUA), Bernardo Adam Ferrero (Espanha), Sandor Gyudi (Hungria), Stefan Fraas (Alemanha) e Jesus Medina (México).

Atuaram com a OCCO artistas nacionais entre quais destacamos Manuel Ivo Cruz, Jorge Matta, Ana Bela Chaves, Aníbal Lima, Olga Prats, António Rosado, Miguel Henriques, Pedro Carneiro, Teresa Menezes, Ana Paula Russo, Luís Rodrigues, Sandra Medeiros Gonçalo Pescada, entre outros.

Em 2012, a Câmara Municipal de Cascais atribuiu à OCCO a Medalha de Mérito Cultural pelo seu contributo à cultura e à arte.

No ano do seu 20º aniversário, foi concedida à OCCO o Alto Patrocínio pela parte da Presidência da República Portuguesa. A OCCO foi criada e é, atualmete, dirigida pelo Maestro Nikolay Lalov.

bottom of page